Escolha uma Página

Chegou a hora de falar um pouco mais sobre o Aeroporto Santos Dumont, o terceiro da nossa série de aeroportos importantes, tanto aqui no Brasil como na Europa.

Aqui em nosso site já citamos o nome de Santos Dumont diversas vezes, em um post sobre a criação do avião, e outro sobre as aeronaves do mesmo.

Portanto, faça um tour entre nossos posts e fique inteirado ainda mais quando o assunto é sobre aviões e aeroportos, sejam eles quais forem.

Hoje, o assunto é sobre o Aeroporto Santos Dumont, um dos dez mais movimentados do país, estes outros que também iremos contar a história.

Ele está entre os aeroportos domésticos, ou seja, é responsável pelos voos nacionais, sejam eles de escalas maiores ou até mesmo os menores.

Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco melhor sobre um dos principais campos de aviação de toda a história de nosso país, o Aeroporto Santos Dumont.

Vamos lá:

Aeroporto Santos Dumont – A MAIOR PONTE AÉREA DAS AMÉRICAS!

Aeroporto Santos Dumont

Aeroporto Santos Dumont

História do Aeroporto Santos Dumont

Anteriormente a sua inauguração, o transporte aéreo comercial da região utilizava outros locais para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno até grande porte.

Sem ainda a existência do espaço dedicado a um dos maiores campos de aviação nacional, os locais utilizados eram o Atracadouro da Ponta do Calabouço, o Campo de Manguinhos, o Campo dos Afonsos, e, por último, o famoso Galeão.

Portanto, dada a grande necessidade de um local de pouso e decolagem terrestre do porte da cidade do Rio de Janeiro, foram estudadas duas localidades para a construção deste aeroporto.

Dia da Inauguração

Dia da Inauguração

A primeira localidade foi o Aterro do Calabouço, onde os hidroaviões eram recebidos, e a segunda o Campo de Manguinhos, sendo a primeira bem recebida por todos os especialistas em aviação.

Foi então que o urbanista francês Alfred Agache montou todo o projeto do que seria considerado hoje um dos locais mais movimentados da aviação nacional, com o nome imponente do pai da aviação, Santos Dumont.

Sendo assim, podemos notar que durante toda a idealização do projeto, o local foi mudado algumas vezes antes de ser feito.

Porém, algo que nunca foi discutido foi sua nomenclatura, escolhida e mantida desde o início.

Sua construção é iniciada já nos anos 30, em 1933, e inaugurada apenas 3 anos depois, em 1936, no dia 30 de novembro.

Sendo que, por mais que já havia sido idealizado, um mês antes Getúlio Vargas assinara um decreto confirmando novamente seu nome, porém agora oficialmente.

Ali estaria para sempre marcada a história da aviação nacional

Getúlio Vargas Inaugura Santos Dumont

Getúlio Vargas Inaugura o Aeroporto Santos Dumont

As 3 Operações do Aeroporto Santos Dumont

Dentre todas as suas operações, o aeroporto pode ser separado em três principais linhas, as quais citamos abaixo com uma pequena explicação para cada. Leia:

  • aviação militar: ou seja, a área é utilizada pela aeronáutica para testes, pousos, decolagens dentre outras ações propostas pelas forças armadas;
  • comercial: a aviação comercial é aquela que o tornou em um campo de aviação doméstico, com venda de passagens e viagens nacionais entre aeroportos;
  • aviação executiva: aqui podemos citar pequenos jatos particulares e até mesmo algumas aulas para pilotos iniciantes;

Podemos notar através dessa breve explicação que, apesar de grande e concentrado na aviação comercial, o centro aeronauta possui funções bem diversas.

Então, podemos dizer que caso você esteja com vontade de viajar até o Rio de Janeiro com um jato particular, poderá fazer uso do Aeroporto Santos Dumont com cuidados e horários exclusivos.

É importante ressaltar que: por mais que o mesmo não atenda voos internacionais, hoje ele é considerado um dos mais importantes nacionalmente falando.

Isto porque, o Santos Dumont é responsável pela principal ponte-aérea do país, a famosa Rio-São Paulo, atendendo mais de 6 milhões de embarques e desembarques anualmente juntos.

Um número realmente extraordinário, o que a torna a ponte aérea mais movimentada das Américas.

Ponte Aérea Rio São Paulo

Ponte Aérea Rio-São Paulo

Aeroporto Terravista

Não podemos falar de alto nível sem citar o Aeroporto Terravista, que se encontra em Trancoso, dentro do complexo Terravista Brasil.

Esse aeroporto é considerado por muitos como um dos melhores aeroportos executivos privados do Brasil, e esta capacitado a receber jatos executivos, assim como voos “charter”.

Confira informações e detalhes sobre o Aeroporto Terravista aqui mesmo, em nosso site, e conheça o complexo Terravista Brasil!

O Aeroporto fica a menos de 2 horas dos grandes centros de todo o país!

Aeroporto Terravista

Aeroporto Terravista

E então, o que achou do nosso terceiro post da série sobre os aeroportos do Brasil? Conte-nos sobre a sua experiência no Aeroporto Santos Dumont, comente abaixo!

Até a próxima!

Conheça o Terravista Brasil